Se você quer economizar e precisa escolher um cartão de combustível que lhe permita reduzir custos e ter maior controle de abastecimento, este material poderá ajudar a tomar a melhor decisão. Você irá entender para que serve o cartão e as vantagens de tê-lo como aliado na gestão e controle da frota da empresa, seja ela pequena ou grande e independentemente se a atividade fim é o transporte de cargas, de passageiros ou uso interno.
Mas afinal, quais as vantagens de ter um cartão combustível? A principal é, com certeza, controlar gastos de um jeito fácil e prático. Além de otimizar a gestão completa da frota, você também tem a possibilidade de controlar as despesas de veículos específicos, que tenha o consumo fora da curva se comparado aos demais, identificando qual é o problema.
Os cartões conseguem ajudar a parametrizar a etapa do abastecimento no posto de combustível definindo regras muito claras. O gestor consegue, por exemplo:
- Fazer um adequado controle de cotas;
- Fazer bloqueio de cartões quando necessário;
- Definir dias e horários em que é permitido abastecer o veículo;
- Definir o tipo de combustível que pode ser utilizado;
- Definir os postos que podem e que não podem atender a frota.
Algumas empresas oferecem chips anticlonagem para os cartões, seguindo padrões internacionais de segurança e garantindo proteção nas transações e evitando qualquer tipo de fraude. Além disso é preciso pensar na segurança do motorista que faz o abastecimento. Com o cartão combustível ele terá mais comodidade e mais segurança, já que não precisa usar dinheiro ou outro tipo de moeda para pagamento.
Com o cartão, o gestor também consegue consolidar as despesas com combustível de forma bem mais tranquila e eficiente. Com os extratos gerados de forma fácil (e muitas vezes em tempo real) é possível saber exatamente em que situação ainda seria possível gerar algum tipo de economia. Como o atendimento é de uma rede é possível ainda estabelecer parcerias e garantir preços diferenciados do combustível ou vantagens, por exemplo.
Quais os motivos para a utilização do cartão de combustível
Identificar fraudes: o cartão de combustível dificulta bastante as tentativas de fraude, que infelizmente existem. O gestor recebe alertas indicando se o consumo foi maior ou menor que o previsto, por exemplo. Na hora de reembolsos fica tudo bem mais simples. E a maior parte das empresas que trabalham com o serviço oferecem aplicativos para o controle em tempo real.
Facilitar faturamento: nem sempre o motorista consegue guardar todas as notas fiscais em papel e aí na hora de faturar vira uma grande dor de cabeça. Com o cartão de combustível, estas notas ficam acessíveis facilmente ao gestor. Isso melhora a produtividade do gestor e também do motorista, que não precisa mais se preocupar com a nota.
Gestão financeira: o gestor de frota sabe exatamente quanto está sendo gasto com combustível e ainda pode aprofundar as análises porque a planilha está disponível com todos os dados e sem dificuldades, de forma clara e objetiva. É um mecanismo eficaz de controle de custos e as decisões podem ser pautadas por dados.
Descontos e vantagens: quase todos os cartões oferecem descontos e vantagens no consumo do combustível. Para as redes de postos que atendem determinado cartão, o desconto é possível porque é um cliente certo naquele período. E as vantagens também podem ser atrativas para quem contrata, porque há a possibilidade de reduzir custos com outras questões da frota como lavação e limpeza do veículo.
Como cartão de combustível e telemetria podem otimizar o controle de frota
O funcionamento do cartão combustível é muito simples. É uma espécie de cartão de crédito convencional com o qual o funcionário paga a despesa com facilidade e segurança. Mas independentemente do tipo de cartão, o fato é que o instrumento facilita a gestão de frotas, ajudando no controle do consumo, evitando fraudes e até roubo de combustível, centralizando informações e garantindo o controle fiscal.
Aliar o uso do cartão de combustível a telemetria pode gerar excelentes resultados. Essa tecnologia instalada no veículo pode gerar informações sobre o comportamento do motorista, as quais você poderá cruzar com as de abastecimento, ajudando na tomada de uma série de decisões. O sistema Quatenus permite que todos os dados fiquem armazenados em um só lugar permitindo que você tenha acesso e possa utilizar no momento que precisar.
Agora que já aprendeu para que serve o cartão de combustível e como escolhê-lo tirando o máximo potencial deste recurso que facilita a gestão de frotas, conheça e compare os diferentes players que estão no mercado. Preparamos um conteúdo extra e gratuito para você. Para acessar, basta preencher o formulário abaixo.
Conheça e compare os cartões de combustível que estão no mercado
Os principais cartões no mercado hoje são das grandes bandeiras de combustível: Ipiranga, Shell e Petrobras. Juntas as três marcas possuem milhares de postos e isso acaba sendo uma vantagem para quem vai utilizar no gerenciamento de frotas. Mas existem outras opções que vem ganhando espaço a cada ano. Vale a pena conhecer, avaliar e comparar:
Cartão Petrobras
O cartão Petrobras não cobra taxa de adesão e ainda possui um clube de vantagens e pode ser aceito no mundo inteiro. Pode ser utilizado na rede de Postos Petrobras e lojas BR Mania, além de todos os estabelecimentos que aceitam cartões Visa. Conta com cashback, que é a devolução de parte do valor pago, que fica como crédito em compras futuras. Foi criado em parceria com o Banco do Brasil. Informações no site.
Cartão Ticket Car
O cartão combustível Ticket Car promete eliminar os complicados reembolsos. Por meio do aplicativo, os gestores conseguem acompanhar em tempo real os gastos com o abastecimento dos veículos. É aceito em uma rede credenciada com mais de 18 mil estabelecimentos em todo o Brasil. Informações no site da Ticket Log.
Cartão Shell
O cartão Shell também é aceito em todo o país e um dos seus grandes diferenciais é o desconto de até R$ 0,10 por litro de combustível abastecido nos postos credenciados. Quem administra o cartão é o Banco Santander e embora a venda seja orientada para pessoas físicas, ele é indicado para frotas e tem um valor de anuidade que cai progressivamente – podendo até ser isentado – dependendo dos gastos do mês. Informações no site clicando aqui.
Cartão Ipiranga
O cartão Ipiranga oferece descontos em todos os postos da rede. Ele é emitido pelo Banco Itaú e um dos programas é o Carbono Zero, que busca compensar emissões de carbono. Assim como os demais, possui um clube de vantagens que oferece serviços para trocas de produtos. Vale a pena avaliar bem as diversas vantagens que a Ipiranga oferece nos seus diferentes cartões antes de solicitar. Informações no site.