NOSSO

BLOG

Quais programas de treinamento oferecer aos motoristas?

Empresas de transporte, que prezam pela qualidade de seus serviços, não podem deixar de promover programas de treinamento com sua equipe de motoristas. Ao investir nessas ações, a empresa estará garantindo a segurança dos colaboradores no local de trabalho. Esse aspecto mostra preocupação com o bem-estar e cuidado com a satisfação do trabalho dos motoristas.

É responsabilidade do gestor de frota planejar a realização desses treinamentos, bem como implementar uma cultura de segurança com os condutores. Em alguns casos, esse profissional pode inclusive contar com o suporte de outros setores da empresa, como RH ou jurídico, para embasar suas decisões. Investir em treinamentos também evita muitos acidentes de trânsito

Gestor de frota: como garantir a segurança de seus motoristas?

Só para exemplificar, o Brasil registra 14 mortes por dia nas rodovias federais. Estatísticas da Confederação Nacional do Transporte relatam que, a cada ano, são mais de 50 mil acidentes com vítimas — e boa parte deles tem o envolvimento de caminhões. Devido ao porte desses veículos, os danos causados nos acidentes podem ser ainda mais graves. 

Sendo assim, é de extrema importância que o gestor de frota invista em treinamentos com a sua equipe. Essas ações garantem tanto a segurança dos condutores, quanto a satisfação deles em continuar o trabalho na empresa. Tudo isso contribui com o crescimento da transportadora.

Com o intuito de auxiliar os gestores nessa tomada de decisão, listamos três motivos que reforçam a importância de realizar programas de treinamento de segurança na equipe de condutores da sua frota. 

Bons programas de treinamento podem evitar prejuízos financeiros

Muitos gestores deixam de oferecer programas de treinamento para sua equipe acreditando que estarão comprometendo o tempo das entregas ou visitas aos clientes. Entretanto, uma equipe de motoristas que não é bem treinada fica consideravelmente mais exposta a acidentes de trânsito e outras infrações nas avenidas urbanas e estradas.

Portanto, se um dos veículos da frota se envolver em um acidente, você terá que lidar com prejuízo de recuperação do veículo, manutenção e ainda correr o risco de perder a mercadoria transportada. Além disso, se o condutor sofrer alguma lesão e tiver de ser afastado, pode prejudicar toda a operação da empresa.

Orientações podem salvar a vida dos motoristas

Imagine que um dos motoristas da frota sofreu um acidente de trânsito pois estava falando ao celular enquanto dirigia. Se ele teve alguma lesão ou ferimento, terá que ficar afastado do trabalho por um tempo. Além disso, pode haver prejuízo financeiro com o veículo. E o gestor de frota terá que encontrar formas de manejar essa situação.

Todas essas questões poderiam ser evitadas se o motorista tivesse recebido treinamento adequado e respeitasse as regras de trânsito. Muitos condutores desconhecem ou desrespeitam as leis, e programas de treinamento na empresa ajudam a reforçar a importância de segui-las pela segurança de todos. 

Guia de tecnologia e processos que reduzem custos de acidentes na frota

Ações integrativas permitem conhecer melhor os motoristas

Ao realizar uma ação de segurança na equipe, o gestor de frota terá a oportunidade de ficar mais próximo dos motoristas. Isso o ajudará a entender seus horários, rotinas, se eles estão com a documentação em dia e também a prestigiar o serviço de cada um. Dessa maneira, os condutores se sentem mais motivados a fazer um bom trabalho e cumprir com as regras de segurança nas estradas.

Indiretamente, o gestor de frota que implanta e desenvolve ações de segurança na empresa, também estará promovendo maior integração entre a equipe de condutores da frota. Esse tipo de treinamento possibilita ainda identificar comportamentos e hábitos que podem ser modificados, visando a maior segurança deles e de terceiros.

Treinamentos de segurança são fundamentais para que empresas como a Manserv, maior nos serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística da América Latina, mantenham a excelência de seus serviços. A equipe participou de um Workshop sobre o tema. A empresa reuniu 50 profissionais que integram o time para aprender mais sobre Segurança na Operação de Equipamentos. 

A instituição possui mais de 6 mil pontos de atendimento espalhados por todas as regiões do Brasil e, por isso, não perde tempo ao investir em treinamentos com foco em segurança aos colaboradores. Esse workshop foi uma excelente oportunidade de aprendizado para todos os integrantes da Manserv. 

Assista ao vídeo abaixo para saber o que os profissionais acharam do Workshop:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Diga-nos o que você achou