Certamente, essa é uma das principais preocupações do gestor de frota das transportadoras e companhias de logística em todo o Brasil. Essa despesa essencial precisa ser bem gerenciada, para evitar gastos excessivos e despesas financeiras. Há diversas formas de garantir uma melhor organização e capacitação da equipe, visando a economia com gasolina, etanol ou diesel. Agora você irá descobrir alguns pontos que merecem atenção para você ter um melhor controle sobre o gasto de combustível da sua empresa.
1. Escolha o veículo certo para o tipo de serviço prestado
Fique atento à marca, modelo e ano da sua frota. Um veículo antigo gasta mais combustível e pode apresentar problemas de desempenho, sendo necessário serviços mecânicos com maior frequência. Veículos desregulados também consomem mais diesel, gasolina ou etanol. Dependendo do tamanho da frota e as distâncias percorridas, esses detalhes são importantes e podem reduzir significativamente os gastos com combustível.
2. Realize manutenção preventiva para ter gasto de combustível reduzido
A manutenção preventiva é feita antes de algum problema mecânico surgir. São realizados testes e ajustes para evitar que outros problemas mais graves ocorram. Essas manutenções ajudam a evitar que as operações da frota sejam interrompidas, aumenta a vida útil dos equipamentos mecânicos, melhorando assim a produtividade de toda a equipe. Com esse serviço, também é possível diminuir os riscos nas estradas e auxiliam na redução do consumo de combustível.
3. Defina e acompanhe as rotas
Os veículos de carga brasileiros percorrem longas estradas para transportar todo tipo de mercadoria. A má qualidade das estradas faz com que esses trajetos sejam ainda mais longos e difíceis. Por conta disso, é extremamente necessário que o gestor de frota defina as rotas com antecedência, estude os melhores trajetos e tenha controle do condutor. Isso garante uma gestão de frota mais estratégica e eficaz. Esse processo também promove uma economia de até 40% de gasolina, etanol ou diesel.
4. Atente-se a comportamentos indevidos que geram gastos de combustível
O consumo desproporcional de combustível também pode estar relacionado à maneira como o motorista conduz o veículo. Pequenos hábitos, como a troca de marchas em alta velocidade, deixar o motor ou o ar-condicionado ligado indevidamente, podem ser considerados como mau uso e levar a gastos excessivos. O gestor de frota pode contar com inovações tecnológicas, como as ferramentas de telemetria e rastreamento, para verificar esses comportamentos indevidos dos motoristas.
5. Tenha políticas e controle de abastecimento
Uma empresa que tem mais controle do consumo de gasolina, etanol e diesel da sua frota, tende a ter uma maior economia ou evitar gastos desnecessários. Tal redução diz respeito desde a escolher fornecedores confiáveis, quanto a fazer parcerias com postos de gasolina ou escolher a frota a partir do tipo de combustível utilizado. Para mais ter controle dos abastecimentos, o gestor pode utilizar cartões específicos para isso, ou ainda exigir notas fiscais dos condutores. Outra prática que diminui os custos é criar programas motivacionais que ofereçam benefícios ou menor custo por litro.
Como escolher a melhor opção para reduzir o gasto de combustível
Diante dessas dicas, cabe ao gestor estudar e analisar as possibilidades para tomar decisões assertivas e optar pelo método que gere mais economia na empresa. É essencial agir de forma proativa e cautelosa em relação ao consumo de combustível da frota. Orientada por uma gestão minuciosa, a companhia de logística terá melhores condições para evitar gastos em demasia e manter as despesas com abastecimento dentro de patamares adequados, de acordo com sua política.